quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Diário da Noite, 01 de Junho de 1950

O TROVADOR DO CARIBE

Andaram bem as Emissoras Associadas em trazer a São Paulo esse autêntico cartaz internacional que é Fernando Albuerne, “el trovador del Caribe”. Já tivemos ocasião de apreciar, neste mesmo cantinho de coluna, várias gravações do magnífico intérprete das melodias astecas. É, sem dúvida nenhuma, um dos grandes cartazes do disco popular, obtendo suas gravações altos índices de venda.

Os fãs de Fernando Albuerne, em São Paulo, são incontáveis. E já que as Emissoras Associadas, ainda esta semana, vão apresentá-lo aos rádio-ouvintes paulistas, seria interessante traçar aqui o seu perfil artístico.

Nasceu “el trovador del Caribe” em Cuba a 28 de outubro de 1920. Começou cantando aos 21 anos, na Radio Gadena Suaritos, NB-1, de Havana, onde está preso sob contrato até hoje. Já cantou em todas as capitais da América Latina e fez também uma temporada na Columbia Broadcasting System, de Nova York, em 1944. É solteiro e proprietário de uma fábrica de sabão em Havana. Vem de fazer uma temporada na Radio Globo e na boate Acapulco, do Rio de Janeiro. É artista exclusivo da constelação Odeon, de cuja famosa equipe de boleristas, juntamente com Gregorio Barrios, é dos primeiros.

Casa Beethoven

Fernando Albuerne e a partitura do sucesso
"Hipócrita", de Carlos Crespo
Vários são os discos gravados por Fernando Albuerne: Dices que Tengo Celos, No, no, no, Tú, Donde Estás?, Ay de Mi, Pecado e Cariñito. Gravou, recentemente, nos estúdios da Odeon, no Rio de Janeiro, Hipócrita, Amor y Más Amor e a versão latina de Cavaleiros do Céu: Ginetes em el Cielo.

Os amantes do disco estão, portanto, de parabéns, pois além de el trovador del Caribe, as Associadas anunciam a vinda de Georges Henry, cujo recente sucesso para a Continental, Tu Sais, analisaremos em próxima crônica; Tito Schipa, Zé Gonzaga e sua endiabrada sanfona e outros, estando a estréia de Oscar Carboni, “o rouxinol da Itália”, sendo aguardada com viva ansiedade pelo público de São Paulo, especialmente pela colossal colônia italiana.

Diário da Noite, 1/6/50 - Clique para ver em alta resolução
Na foto: Fernando Albuerne faz parte da equipe de boleristas da etiqueta Odeon. Com Gregorio Barrios, encabeça a lista dos melhores intérpretes das melodias astecas. Como um presente aos seus fãs de São Paulo, as Emissoras Associadas apresentá-lo-ão, ainda esta semana, ao seu microfone famoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário