quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Diário da Noite, 02 de Junho de 1950

O ROUXINOL DA ITÁLIA

Já tivemos ocasião de traçar, por estas mesmas colunas, o perfil artístico de um dos mais aplaudidos vocalistas da Itália: Oscar Carboni, cognominado “o rouxinol da Itália”. De fato, o cognome de Oscar Carboni é dos mais merecidos. Ele canta, realmente, como um rouxinol, especialmente quando canta um stornello. Carboni e Carlo Buti nesse sentido, são absolutos.

Strada Delle Mimose, a mais recente gravação de Oscar Carboni para a Cetra, é uma cabal demonstração de como se canta o stornello. É pena que a massa da Cetra seja um pouco dura e ocasiona algum chiado. Todavia, as qualidades vocais do artista e o acompanhamento orquestral, que é dos mais curiosos, absorve a atenção do ouvinte que, assim, esquece o pequeno senão do disco.

Oscar Carboni
A face oposta à Strada Delle Mimose, por sinal a face A, é uma valsa-canção muito bonita e terna, com uma letra impregnada de sentida poesia e romantismo. Carboni, ainda desta feita, empresta a Al Viale del Colli uma vocalização perfeita, dizendo com muita propriedade os versos da melodia.

Por conhecermos o valor artístico do “rouxinol da Itália”, foi com satisfação que recebemos a notícia de que as Emissoras Associadas o contrataram para uma temporada. Será, sem dúvida, um belo presente da Cidade do Rádio[1] ao público de São Paulo, em particular à laboriosa colônia italiana. Com alusão ao disco que vimos de apreciar ele é, como se poderá depreender, recomendável, especialmente aos admiradores das melodias italianas.

Diário da Noite, 3/6/50 - Clique para ver em alta resolução
Na foto: Oscar Carboni é um cartaz firmado internacionalmente. Seus discos são procurados com avidez pelos admiradores das melodias peninsulares. Sendo, através de suas gravações, um dos artistas mais apreciados do público paulista, a sua estréia, dentro de poucos dias, na Cidade do Rádio, constituirá, sem dúvida alguma, um dos mais ruidosos acontecimentos radiofônicos da cidade.



[1] Nome das “Emissoras Associadas” da Tupi, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário