segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 03 de Abril de 1950

MÚSICA AMERICANA

Ao darmos início à publicação desta seção, nada mais natural que tenhamos escolhido, para apreciar, um disco de música americana, o ritmo preferido da nossa juventude. Trata-se do disco Victor nº203246, no qual estão encerradas as melodias Dream of You e Willow, na execução da famosa orquestra de Tommy Dorsey. Aliás, ultimamente, esse band leader nos tem enviado um punhado de gravações horrorosas, que vinha comprometendo o renome do seu conjunto. Entretanto, as que fazem parte do disco de que estamos tratando fugiu à regra. Dream of You é uma gravação que nos devolve a orquestra de Dorsey nos altos padrões de, por exemplo, Blue Blazes e Opus nº1. Sy Oliver foi buscar o seu antigo arranjo, gravado por Lunceford em 1936 e o vestiu impecavelmente para a nova orquestra de Tommy. Um magnífico pistão assurdinado executa o solo do tema, suavíssimo e repousante, enquanto as palhetas sussurram ao fundo, delicadamente. Jack Duffy, o crooner do conjunto, canta bem baixinho, influenciado, evidentemente, pelo chorus vocal de Sy Oliver na gravação original. O ambiente é, assim, muito valorizado, porquanto Duffy faz um tremendo esforço, por sinal bem sucedido, para traduzir a expressão negróide da composição. Após o adocicado solo do trombone de Dorsey, volta o discreto pistão em surdina, no tema final, e o disco chega ao fim num clima morno e confortabilíssimo. O lado oposto do disco, Willow, por sua vez, satisfaz. Trata-se de um delicioso bounce de autoria de Bill Finnegan, que a orquestra executa com equilíbrio e propriedade. Os apreciadores das orquestrações devem observar o sincronismo conseguido por Tommy Dorsey no trecho em que os saxes e os metais se revezam. Aquilo só vamos encontrar nas grandes orquestras, como as de Ellington, Basie ou Les Brown. Não se deve deixar de notar, igualmente, uma curta passagem do sax tenor de Boomie Richmond. Bom timbre, seguro e de malícia observada apenas nos grandes cartazes do sax.

Doris Day e Jack Carson, astros
de My Dream is Yours
O disco, em resumo, é dos que Tommy Dorsey se deve orgulhar, porquanto se trata de uma das melhores coisas feitas ultimamente em jazz orquestral.

MÚSICAS DE FILMES

A película Meus Sonhos te Pertencem possui um punhado de melodias bastante curiosas. Várias gravadoras se incumbiram de levar à cera essas músicas. Eis a relação: My Dream is Yours, com Doris Day, para a Columbia; I’ll String Along with You, com Doris Day e Buddy Clark, ainda para a Columbia, havendo ainda uma gravação da mesma melodia, para a Capitol, com King Cole; With Plenty of Money, com o veterano Dick Powell, para a Odeon; Nagasaki, pelo sexteto Benny Goodman, para a Capitol, tendo o Quinteto Hot Club de France gravado a mesma melodia para a Victor; finalmente, Canadian Capers, com Doris Day, para a Columbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário