segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 04 de Abril de 1950

SOBERBA INTERPRETAÇÃO

No suplemento Odeon para o mês corrente foi incluído um disco que nos chamou particularmente a atenção, quando da audição que nos foi oferecida pela alta direção daquela gravadora. Esse disco encerra duas magníficas gravações do conhecido pianista argentino Heriberto Muraro, do samba Linda Flor, de Henrique Vogeler, e do famoso Tico-Tico no Fubá, do saudoso Zequinha de Abreu, fazendo-se acompanhar por grande orquestra.

São muito conhecidas as gravações do exímio artista argentino, há muitos anos radicado entre nós. Em quase todas, a sua execução é perfeita. Entretanto, a sua interpretação do samba Linda Flor suplantou toda e qualquer expectativa. Entusiasmou-nos. Conhecedor profundo de todos os segredos do teclado e, assim sabendo extrair do instrumento sons originais e verdadeiramente harmoniosos, Muraro consegue um perfeito entendimento entre a partitura pianística, impregnada de floreios e dificuldades, com a orquestral, dando à música um todo homogêneo e maravilhoso. O mesmo se poderá dizer da outra face do disco, onde vamos encontrar o célebre Tico-Tico no Fubá. Neste lado, ao que observamos, há um cochilo do técnico da gravação que, em determinado trecho, deve ter se descuidado do controle, deixando que a orquestra abafasse o som do piano que, naquele instante, “dizia” o tema. O senão, porém, apenas notado se se prestar muita atenção, em nada prejudica a beleza da partitura. Digno de nota é o acompanhamento orquestral, especialmente nesta face de Tico-Tico no Fubá. No início, enquanto Muraro faz o solo da melodia, o acompanhamento é baseado na obra de Rimsky Korsakov, O Vôo da Abelha, que se entrosa de maneira perfeita com o piano em solo. O mesmo final de O Vôo da Abelha é utilizado como fecho da gravação.

Heriberto Muraro
Embora o selo Odeon não faça qualquer referência aos acompanhantes de Muraro, nas gravações que estamos apreciando, soubemos que a “grande orquestra” ali mencionada, é formada por professores componentes da Sinfônica do Municipal do Rio de Janeiro, sob a batuta do jovem regente Oswaldo Borba. Trata-se, como se vê, de um disco valioso, que não temos dúvida em recomendar.

MELODIAS FRANCESAS

Lucienne Delyle, a invulgar intérprete da melodia gaulesa, está presente no suplemento Columbia deste mês. Duas bonitas canções ela nos proporciona, interpretadas como só ela sabe, com sua voz quente e provocante. A face do disco em que este gravada a canção Vous... Vous Qui Chantez é superior, dada a melodia da canção, que oferece ambiente propício à bela voz de Lucienne.

Os amantes da canção francesa ficarão satisfeitos com esse disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário