sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Diário da Noite, 04 de Julho de 1950

REVELANDO UM PIANISTA

Francisco Mignone é um nome consagrado da música brasileira. Fecundo compositor, arranjador dos mais finos e capazes, orquestrador vigoroso e de grande sensibilidade, Francisco Mignone, aliás maestro Francisco Mignone – pois também é regente dos mais seguros e capazes – revela-nos, agora, através do disco que temos em mãos, mais uma faceta da sua notável veia artística: o pianista. Com efeito, dedilhando a valsa de Moacir Braga, Cascata de Lágrimas, ou interpretando a Valsa-Choro nº1, de sua autoria, Francisco Mignone nos demonstra uma técnica pianística superior, digna de admiração.

Entretanto, apesar de a Valsa-Choro nº1 possuir maiores dificuldades de execução, exigindo, por isso, mais técnicas do pianista, Cascata de Lágrimas, temos a impressão, vai agradar mais o grande público, dada a sua melodia mais simples e, por isso, mais melodiosa. Não desejamos, com essa observação, desmerecer a composição de Mignone. Precisamente o contrário é o que desejamos. As grandes obras não são mesmo do agrado popular. E a nº1, como o próprio nome até indica, se trata mais de uma página clássica, o que não acontece com Cascata de Lágrimas, que é uma valsinha bem brasileira, tipicamente verde e amarelo, simples e despretensiosa.

Mantovani
Digna de nota a gravação executada pela Continental, dada a sua limpidez e a felicidade com que o técnico captou para a cera o dedilhar de Mignone. Aliás, a etiqueta dos três sininhos merece os nossos parabéns por haver perpetuado no disco a arte e a técnica pianística de uma das maiores expressões da música nacional. Os que gostam de solo de piano encontrarão nesse disco deliciosos momentos de entretenimento.

Na foto: As gravações de Mantovani são grandemente apreciadas entre nós. E com justiça, porquanto o conjunto de regente e violinista inglês é possuidor de grande homogeneidade, como demonstram os discos nos quais interveio. London Phantasy e o Concerto de El Alamein, por ele gravados, são procurados com avidez pelos amantes dos discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário