segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 06 de Abril de 1950

DOIS NOVOS CARTAZES

Na lista avançada da Odeon, para os lançamentos de maio próximo, dois novos cartazes estão sendo prometidos: o tenor mexicano Nicolás Urcelay e o jazz argentino de Barry Moral. O artista e o conjunto são desconhecidos do público brasileiro. Aliás, no que se refere ao tenor asteca, esteve ele no Brasil, no Rio de Janeiro, a fim de atuar numa emissora. Entretanto, uma cláusula do seu contrato com a Odeon impediu a sua temporada entre nós, posto que os seus discos ainda não haviam sido lançados. Assim, aproveitando sua estada na Capital da República, Nicolás Urcelay gravou nos estúdios da aludida empresa uma série de músicas, por sinal das mais apreciadas do público ouvinte do Brasil. Além das melodias Suerte Loca e Españolerias, ambas de autoria do festejado Agustín Lara, e que fazem parte do disco a ser lançado no mês próximo. Nicolás Urcelay levou à cera ainda as canções Martha, Granada, Maria Lahô e outras, que serão lançadas proximamente.

Ouvimos a prova do disco que encerra Suerte Loca e Españolerias. Ambas as melodias têm cunho nitidamente espanhol. Aliás, numa delas, o próprio nome está a indicar tratar-se de música que obedeceu tema ibérico. Gostamos da voz de Urcelay, que é bastante melodiosa; vivaz, muito parecida com a do seu conterrâneo José Mojica. Por sinal, a sua maneira de dizer a letra das canções é típica do então astro de cinema e rádio mexicanos. Por isso, o sucesso de Nicolás Urcelay, entre nós, que tanto apreciáramos a arte de José Mojica, é coisa líquida e certa.

Nicolás Urcelay
As melodias de Agustín Lara, como sempre, satisfazem. Quentes, impregnadas de romantismo e com letras muito bem cuidadas, dignas do renome do primeiro dos compositores populares astecas. A gravação, por sua vez, muito boa, notando-se que foi feita nos estúdios nacionais da Odeon.

Com referência ao jazz argentino de Barry Moral só nos cumpre dizer tratar-se de um conjunto que se esforça para apresentar a música norte-americana com propriedade. Para sermos sinceros, porém, o conjunto não nos convenceu. Como se trata de um disco de apresentação, vamos aguardar outras gravações do mesmo conjunto, para, então, darmos nossa opinião definitiva. O disco em apreço nos apresenta A Dama de Vermelho, música mais do que batida entre nós, e Concerto para Clarinete, de Artie Shaw. Muito bom o clarinetista do conjunto.

Aí estão os dois novos cartazes que o selo Odeon irá apresentar ao público brasileiro no próximo mês.

Foto: O tenor mexicano Nicolás Urcelay, cujas gravações serão apresentadas ao público brasileiro no próximo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário