terça-feira, 19 de novembro de 2013

Diário da Noite, 08 de Maio de 1950

SOPRANO DO MOMENTO

Vamos tratar de gravação feita por uma artista lírica atualmente muito falada em todo o mundo, dada a campanha que, contra ela, têm movido os soviéticos. Trata-se de Zinka Milanova, estrela do Metropolitan Opera House, de Nova York. Zinka Milanova é iugoslava de nascimento. Cantou em várias cidades européias e, em Praga, foi ouvida por Bruno Walter, que não teve dúvidas em apresentá-la a Arturo Toscanini. O nervoso regente contratou-a, tão logo teve conhecimento da sua bonita tonalidade vocal, para cantar no festival de Salzburgo.

Após haver atuado em várias cidades dos Estados Unidos e da América Latina, Zinka Milanova foi contratada para o Metropolitano, de Nova York, onde, ainda hoje, é o seu primeiro soprano. Os soviéticos acusam-na de espiã a serviço do marechal Tito, de quem dizem ser a favorita. Por esta razão, o prestigioso soprano esteve durante vários meses presente às colunas dos órgãos de imprensa yankees, alvo dos mais desencontrados comentários.

Zinka Milanova
No disco a que nos referimos, Zinka Milanova gravou, em uma das faces, uma das mais belas páginas de Belini, na ópera Norma, ato primeiro, ópera essa há pouco restaurada no repertório daquele teatro lírico americano. Na face oposta Milanova nos apresenta outros belos trechos líricos: a ária D’Amor Sull’ai Rosée e o recitativo Vanne, Lasciami, do quarto ato do Il Trovatore, de Verdi.

Da interpretação do soprano iugoslavo só se poderá dizer que ele se porta de forma excelente, aliás como na grande maioria das gravações que já tivemos ocasião de ouvir e por ele executadas. Gostamos mais, entretanto, da sua interpretação no recitativo Sedizio se Voci e da cavatina, Casta Diva, de a Nerma, muito embora, como dissemos, se portasse de forma notável nas partituras de Verdi.

Neste disco “His Master’s Voice”, de gravação recente, poder-se-á tomar contato com uma das mais belas vozes do soprano da atualidade e com a magnífica arte interpretativa de Zinka Milanova.

Kenny Baker
Os amantes da música lírica não devem deixar de ouvir e, se possível, incluir em suas discotecas essa gravação magnífica.

Na foto: Quem não se lembra de Kenny Baker? Todos se lembrarão, certamente, pois teve ele papéis de relevo em diversos filmes, inclusive naquela deliciosa opereta O Micado, filmada já faz alguns anos. Além disso, sua gravação de Sempre no Meu Coração foi uma das mais vendidas quando da exibição do filme entre nós e, assim, quem não se lembrar de sua voz recordar-se-á, agora, prontamente. Kenny Baker canta qualquer gênero. Todavia, especializou-se na interpretação de operetas, nas quais sua voz de tenor encontra melhor ambiente. Seu público, nos Estados Unidos, é incalculável. Dentro em breve teremos novas gravações desse autêntico “astro” internacional do disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário