quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Diário da Noite, 09 de Junho de 1950

GRAVAÇÃO RECOMENDÁVEL

Com espírito construtivo tivemos ocasião, há poucos dias de chamar a atenção da direção artística da Victor no respeitante ao seu repertório popular nacional, que anda descuidado. Fizemos-lhe justiça no que tange ao seu admirável repertório clássico e no que diz respeito ao repertório popular internacional. É precisamente de um disco do repertório popular internacional da Victor o objeto da nossa crônica de hoje, aliás, prometida. Trata-se de gravação do jovem norte-americano Perry Como, interpretando My Melancholy Baby e When You’re Smiling.

My Melancholy Baby está muito bem vocalizada por Perry Como, sendo melhor ainda o acompanhamento que lhe faz a orquestra e o coro, que valorizam de forma superior a gravação. Bem diversa a interpretação de Perry Como da de Bing Crosby, que gravou a mesma melodia há mais de dez anos. Não é melhor nem pior que a interpretação de Bing Crosby. Ambas têm o mesmo nível, mas, em estilo, diferentes. Talvez o disco de Bing Crosby leve alguma vantagem no valor vocal do artista, pois o timbre vocal de Bing Crosby é, sem dúvida nenhuma, superior ao de Perry Como. Todavia, a nova sensação do disco, rádio e cinema, nos proporciona um My Melancholy Baby muito interessante, romântico, suave e confortante.

A face oposta, When You’re Smiling, é inferior, nas não desinteressante. Ainda aqui, orquestra e coro dão vida ao ritmo, que nos pareceu um tanto arrastado, o que, por sinal, acontece também com a face A. Não se falando na vocalização de Perry Como, sempre cuidada e segura, notando-se que ele se encontra à vontade, cumpre observar a performance dos violinos da orquestra e a intervenção do coro, sempre feita com propriedade, embelezando a melodia. Os apreciadores das músicas americanas, especialmente os admiradores de Perry Como, que não são poucos, não devem deixar de ouvir este disco, especialmente pela face de My Melancholy Baby.

Bing Crosby, Perry Como e Arthur Godfrey em 1950
Na foto: Prometemos apreciar My Melancholy Baby, na voz de Perry Como, tão logo a Victor lançasse o disco ao mercado. Hoje, cumprimos o prometido. Os fãs de Perry Como estão de parabéns, pois o disco é, deveras, interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário