terça-feira, 19 de novembro de 2013

Diário da Noite, 09 de Maio de 1950

CONCERTO DE VIOLINO

Foi com indisfarçável prazer que ouvimos o Concerto em Ré Menor, para dois violinos e orquestra, de Bach, em gravação Columbia, executado pelos violinistas Arthur Grumiaux e Jean Pougnet, acompanhados pela Orquestra Filarmônica de Londres, sob a regência de Walter Susskind, e tendo ao cravo Boris Ord.

Esse concerto, como se sabe, tem os seguintes movimentos: 1º - Vivace; 2º - Largo ma non Tanto; 3º - Allegro, e é o mesmo Concerto para Dois Pianos e Orquestra, em dó menor, nº3, do imortal compositor alemão.

Várias composições existem dessa obra de Bach, em número de seis, se não nos trai a memória. A execução por Jascha Heifetz, para a Victor, que tem a particularidade de, por meio de uma montagem fonográfica, apresentar esse mesmo violinista na execução de duas partes do violino, é talvez a mais famosa. Entretanto, ao que nos parece, talvez por mais recente, essa gravação da Columbia é superior, dada a notável execução dos virtuoses que nela tomam parte e pelo soberbo acompanhamento orquestral da Filarmônica de Walter Susskind. Arthur Grumiaux, violinista belga, e Jean Pougnet, virtuose francês, são ainda bastante jovens e, apesar disso, gozam de grande reputação artística em toda a Europa, fama essa, aliás, das mais justas, a qual justificam pela gravação em apreço na qual demonstram a sua fina sensibilidade e exuberante técnica de renomados artistas. Boris Ord, ao cravo, é um espetáculo.

Arthur Grumiaux

Leo Reisman
Cumpre observar ainda o excelente registro da gravação, que captou com grande fidelidade todas as notas da difícil partitura de Bach. Ouvindo-a parece que estamos, realmente, numa sala de concertos, com os artistas a poucos metros da nossa poltrona.

Os amantes da música clássica não devem perder esse bonito concerto.

Na foto: O conjunto orquestral de Leo Reisman é um dos mais apreciados em todo o mundo. Não são, as suas gravações, muito divulgadas entre nós. Todavia, muitas delas, pela sua excelência, deviam ter maior propagação para que o público amante do disco tivesse contato com um conjunto realmente homogêneo e apreciável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário