segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 10 de Abril de 1950

TRECHOS LÍRICOS

Dentre os grandes tenores da atualidade, o sueco Jussi Björling, sem dúvida nenhuma, destaca-se como um dos de melhor voz e de arte mais apurada. No disco do qual nos vamos ocupar hoje, ele canta Celeste Aida, ária do primeiro ato da ópera Aída, de Verdi, e, na outra face, Che Gelida Manina, da Bohéme, de Puccini, sendo acompanhado por orquestra sob a direção de Nils Grevillius, regente também sueco. Pode afirmar-se que este disco encerra duas das [melhores] gravações do artista nórdico. Aliás, opiniões de críticos estrangeiros asseguram tratar-se das melhores gravações das aludidas árias de Verdi e Puccini.

Com efeito, a “His Master’s Voice” nos oferece um belo disco, tanto pela interpretação, que Jussi Björling empresta às árias em referência, como pela alta qualidade e fidelidade da gravação.

O acompanhamento orquestral, por seu turno, é impecável, notando-se a segurança do maestro Nils Grevillius. O selo da “His Master’s Voice” não faz menção ao nome do conjunto orquestral, o que é uma pena. Aliás, essa é uma falha raramente observada nos discos dessa gravadora inglesa, daí a estranheza da omissão.

Jussi Björling
Os amantes do lírico não devem deixar de conhecer essa magnífica gravação, que não temos dúvida em recomendar, pois vale a pena tê-la em nossa estante de discos.

MALCOLM SARGENT

A Orquestra Sinfônica Brasileira anuncia, para junho vindouro, a chegada do famoso maestro europeu, Sir Malcolm Sargent, cujas interpretações à frente de célebres conjuntos do Velho Mundo o tornaram sobejamente conhecido.

Atuando principalmente com a Orquestra Filarmônica de Londres, através de concertos públicos, no rádio e no disco, Malcolm Sargent é um dos regentes cujas performances se acham mais divulgadas. É bem provável que os amantes do disco, que tanto admiram o festejado regente britânico, tenham a oportunidade de aplaudi-lo pessoalmente, porquanto a sua vinda a São Paulo é coisa quase certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário