segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 14 de Abril de 1950

OUVERTURE DE OFFENBACH

Esse judeu alemão, criado e educado na França, ao qual seus pais deram o nome de Jacques Offenbach, foi, incontestavelmente, um feliz e inspirado compositor de óperas, óperas-cômicas e outras peças ligeiras. Desde muito jovem conseguiu lugar de destaque invulgar no panorama da música francesa. As partituras, em número superior a cem, não tiveram dificuldade em ganhar popularidade, tanto na França como na Alemanha, inclusive a sua ópera fantástica Os Contos de Hoffmann. A Barcarola, desta ópera, é, talvez, a peça mais conhecida de Offenbach, pois contam-se às dezenas as versões e arranjos. Muito populares também são as ouvertures das operetas Orfeu no Inferno e A Bela HelenaA gravação que temos em mão encerra exatamente a ouverture da opereta A Bela Helena, na interpretação da Orquestra Pops de Boston, conduzida pelo seu regente efetivo, o maestro Arthur Fiedler.

Não há que negar estar a Pops magnífica na execução dessa partitura de Offenbach. Os professores que integram o conjunto compreendem de forma perfeita as intenções do maestro Fiedler, que dá à partitura uma convincente e soberba interpretação.

No que diz respeito ao disco, a Victor nos oferece uma perfeita gravação, reproduzindo com alta fidelidade a bonita e melodiosa ouverture, merecendo, portanto, as atenções dos apreciadores da música clássica.

NOTÍCIAS

Ivan Paulo da Silva, o maestro Carioca
Antal Doráti, regendo a Filarmônica de Londres, estará presente ao suplemento Columbia de maio, interpretando o bailado de Tchaikowsky, O Lago dos Cisnes. – A Odeon nos promete para o próximo mês o segundo disco de Safira, um novo cartaz do famoso selo, cantando o samba Ainda e o bolero Final. Recorda-se que o primeiro disco dessa interessante cantora patrícia foi lançado em março, como simples solista da orquestra de Carioca. – Por falar no conjunto de Carioca, Casinha Pequenina, em tempo de samba, e Zangado, um enfezado chorinho, fazem parte do disco que a Odeon lançará em maio próximo na execução dessa orquestra popular. – Hipócrita, dada a sua bonita melodia, é o bolero do momento, sendo muito procurado nas casas revendedoras. Desse bolero existem duas gravações: uma por Adelina Garcia, para a Odeon, e outra por Fernando Fernandez para a Victor. – Peter Kreuder, o discutido pianista alemão, artista da Victor, que foi proibido de viajar por não estar em dia com o imposto de renda, já pode fazê-lo, pois liquidou suas dívidas para com o fisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário