quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Diário da Noite, 17 de Maio de 1950

ESBOÇOS SINFÔNICOS

Foi em 1903 que, em uma temporada em Cannes, na Costa do Mediterrâneo, Debussy iniciou a composição de La Mer. Embora fosse quase nenhum o seu conjunto pessoal com esse elemento, limitando-se a simples vilegiaturas em praias de banhos e a duas travessias do Canal da Mancha, o seu amor levou-o a escrever estas palavras bem expressivas: “Velho amigo, o mar, sempre belo”. Do seu talento, de sua imaginação, porém, saíram esses esboços para orquestra, de extraordinária força descritiva. Neles estão presentes as ondas, o vento, o sol e as espumas, com brilhante eloqüência.

A estréia de La Mer verificou-se a 15 de outubro de 1905, em execução da Orquestra Lamoureaux, sob a direção de Camille Chevillard. Serviu de motivo para explosões de desagrado a Debussy, talvez por motivos de ordem particular, inteiramente alheios à arte.

Serge Koussevitzky
É dessa magnífica obra que Serge Koussevitzky nos dá uma soberba interpretação na direção da Orquestra Sinfônica de Boston, salientando o aspecto impressionista. Perfeita a execução da orquestra que, evidentemente, seguiu à risca os movimentos da famosa batuta de Koussevitzky.

Apesar de não ser muito recente, tratando-se de uma reimpressão – tanto mais que Serge Koussevitzky já deixou a direção da Sinfônica de Boston – a gravação da “His Master’s Voice” é excelente. Aliás, honra lhe seja feita, a famosa etiqueta inglesa só nos apresenta – pelo menos até agora o tem feito – produtos de alto padrão.

George Melachrino
La Mer, como se sabe, se compõe de três esboços sinfônicos: De L’aube a Midi Sur la Mer, Jeux de Vagues e Dialogue Du Vent e de la Mer.

Apenas aos amantes da música fina, em particular aos que tem predileção pela música descritiva, se recomenda essa gravação.

Na foto: George Melachrino e seu conjunto de cordas possuem elevado número de admiradores entre nós. Fantasias é a especialidade de Melachrino. Um dos seus maiores sucessos é a especialidade de Lecuona, Malageña. Grava para o selo Victor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário