segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 21 de Abril de 1950

SUCESSOS ANTIGOS

A Columbia programou, novamente, para maio próximo, mais um disco da sempre apreciada orquestra inglesa de Peter Yorke e o seu solista de sax-alto Freddy Gardner. There Foolish Things e Roses of Picardy são os números apresentados. São peças bastante antigas, muito conhecidas, mas apreciadas, fadadas a novos sucessos, especialmente quando recebem cuidadosa revisão orquestral como o fez Peter York. There Foolish Things, por exemplo, que leva a assinatura do compositor inglês Jack Strachey, foi composta em 1936, ao passo que Roses of Picardy, uma das mais felizes de Haydn Wood, foi editada há, pelo menos, 25. Todavia, são músicas, por assim dizer, de raça, muito bonitas, românticas, impregnadas de fina sensibilidade. Além disso, nas mãos do regente britânico, ganharam muito em arte. Freddy Gardner, com o seu sax-alto, diz a melodia como um autêntico poeta ao ler um doce e delicado poema. Seu sopro é inigualável. Seguro, correto, absolutamente límpido. Sabe empregar o seu difícil instrumento como ninguém. Demais, há de observar-se que Peter Yorke, especialmente nas últimas gravações do seu conjunto, faz questão de ressaltar o solo do sax-alto, dando-lhe, assim, a maior responsabilidade. Isso valoriza ainda mais a arte do apreciado solista. Cumpre notar-se a homogeneidade da orquestra, que é perfeita, acompanhando o solista com muita propriedade e discreção, aliás como deve ser quando se deseja pôr em realce o solista.
























Lolita Torres
There Foolish Things e Roses of Picardy, com a roupagem que lhes deu Peter Yorke e a mocidade que lhes emprestou Freddy Gardner, transformaram esse disco da Columbia num dos mais agradáveis lançados ultimamente, recomendando-se, assim, por si próprio.

Na foto: Lolita Torres é argentina. Especializou-se na interpretação de melodias espanholas. Contratada recentemente pela Odeon começou a estar presente nos suplementos do famoso selo. É considerada em sua pátria uma das mais valiosas expressões da música espanhola, quer pela sua capacidade interpretativa, quer pelo seu singular temperamento artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário