sábado, 30 de novembro de 2013

Diário da Noite, 21 de Julho de 1950

ADMIRÁVEL PISTONISTA

Não faz muito, analisamos neste canto de coluna uma gravação desse admirável pistonista e chefe de orquestra, que é Georges Henry, em que ele e William Fourneau, em solo de assovio, secundados por magnífica orquestra, interpretam Hora Staccato, página musical do compositor romeno Dinicu, baseada, como se sabe, numa cena folclórica do seu país. Dissemos, então, da perfeição da gravação, executada sob a responsabilidade do selo Continental e que, apesar de nacional, estava, artística e tecnicamente, superior à em que o conjunto de Freddy Martin, com Gene Conklin ao assovio, intervém.

No disco objeto das nossas anotações de hoje, apesar de conter a mesma página musical de Dinicu, que por sinal, já foi gravada por um sem número de artistas, não intervém nenhum assoviador, senão um dos maiores pistonistas da atualidade: Rafael Mendez. Dono de uma técnica impressionante e superior, além de um sopro seguríssimo e cristalino, sem defeitos de respiração e de um fôlego espantoso, Rafael Mendez nos brinda com uma Hora Staccato positivamente espetacular. Magnificamente secundado pelo seu próprio conjunto, Rafael Mendez chega até a abusar do instrumento, com floreios que talvez só ele possa conseguir.

Rafael Mendez
Para completar o disco, foi gravada, na face oposta, a partitura de Rimsky Korsakov O Vôo do Besouro, que também tem sido levado ao disco por uma porção de virtuoses. Aqui, Rafael Mendez se utiliza da surdina em seu endiabrado pistão para executar a página do imortal compositor russo. O arranjo, naturalmente feito pelo próprio chefe da orquestra, embora a etiqueta Odeon a ele não faça referência, obedeceu aos cânones clássicos, dando-nos a impressão de estarmos numa sala de espetáculos ouvindo um concerto de pistão, o que, em última análise, outra coisa não deixa de nos proporcionar esse precioso disco.

Valor artístico e comercial não falta a essa gravação.

Na foto: Nelson Novaes, que já gravou vários discos de sucesso na Continental, está programado para gravar, ainda este mês, para a etiqueta dos três sininhos, Sozinho Noite Afora, versão do fox italiano Soli, Soli nella Note, e Um Amor Igual ao Nosso, canção da famosa dupla de compositores franceses Borel e Clerc.[1] A versão brasileira de ambas as partituras foi feita pelo próprio Nelson Novaes.


[1] Como já se viu na crônica do dia 10 de julho, Borel-Clerc eram uma pessoa só, o compositor Charles Borel-Clerc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário