segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 22 de Abril de 1950

VALSAS BRASILEIRAS

A Victor, durante largos anos, manteve uma orquestra típica brasileira. Esse conjunto, dos mais homogêneos que já se possuiu, levava à cera as nossas mais belas melodias populares, especialmente as que possuíam a assinatura de compositores como Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth, José Maria de Abreu e alguns outros. Mas a Victor achou que o sustento do conjunto era carga por demais pesada e acabou dissolvendo-o. Os discos que gravou esse conjunto, há alguns anos, ainda hoje são procurados com avidez e de forma tal que a gravadora está estudando a regravação desses sucessos.

Mas não é da saudosa orquestra Victor que desejamos falar, mas da orquestra Continental, recentemente formada pela gravadora dos três sininhos. Escolheu ela, para estrear, duas bonitas valsas brasileiras: Boa Noite, Amor e Alma dos Violinos, duas das mais inspiradas composições de José Maria de Abreu e de Lamartine Babo. Há momentos em que o conjunto lembra a orquestra Victor. Entretanto, sente-se que lhe falta alguma coisa. Algo que não pudemos descobrir, por mais análises a que submetemos o disco. Não lhe falta afinação. Nesse particular, até, ela está muito bem. Mas, parece-nos, falta-lhe a homogeneidade, o que lhe impossibilita a sonoridade desejada, que é frisante nos conjuntos maduros. Todavia, é um detalhe que o diretor artístico da gravadora deve ter observado e, para o futuro, o conjunto se apresentará, estamos certos, com esse senão superado, entretanto, o ouvinte menos exigente e amante da nossa boa música popular, há de gostar das duas gravações apresentadas por esse disco.

Hugo Romani
Os que gostam de dançar também apreciarão o disco, especialmente da face de Boa Noite, Amor, cuja melodia, como todos sabem, está impregnada de inspirado romantismo.

O disco, como se vê, é de interesse restrito. Esperamos que nas próximas gravações da orquestra Continental, aquela falha, que sentimos mas não pudemos definir bem, mas que o diretor artístico a encontrará com certeza, já não seja observada para que o conjunto se firme definitivamente no conceito do público.

Na foto: Hugo Romani é um autêntico cartaz do disco popular. Especializou-se na interpretação de melodias centro e sul-americanas. Esteve em São Paulo recentemente atuando numa das nossas boates, obtendo grande sucesso. Suas melhores gravações: Caminemos, Mi Carta, Amorosamente. Faz parte da constelação Odeon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário