segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Diário da Noite, 24 de Abril de 1950

CANTOR ORIGINAL

Temos em mãos dois discos gravados por um cantor franco-canadense de grande popularidade em seu país e nos Estados Unidos, dada a sua maneira original de interpretar as canções do seu repertório. Também na França e na Inglaterra é grande a popularidade de Jean Cavall. É que ele costuma cantar os seus números parte em inglês e parte em francês, dando-lhes um toque personalíssimo.

Na antiga e mordaz canção Le Flacre, ele faz o diálogo do passageiro inglês com o cocheiro parisiense com tanta naturalidade que o disco nos parece mais um sketch, do que mesmo uma canção. É uma gravação bastante curiosa, muito bem feita, sem chiado, fabricada pela “His Master’s Voice”.

No outro disco, da mesma gravadora, também muito bem apresentado, Jean Cavall nos proporciona uma interessante e exótica canção intitulada Moyoemba, bem como essa linda melodia que é Parlez-moi d’Amour, ambas cantadas em inglês e francês, aliás, de maneira bastante original, como, por sinal, é característica marcante desse cançonetista franco-canadense.

É de estranhar que bons artistas como Jean Cavall, tão aplaudido nas três nações mais adiantadas do mundo, ainda não tenha sido divulgado entre nós pelas empresas gravadoras nacionais. Os discos “His Master’s Voice”, como se sabe, são de fabricação inglesa. Importados, portanto. Assim, esgotam-se com facilidade, dada as limitações das remessas, aborrecendo o discófilo interessado, mas retardatário, que não procurado com a rapidez necessária o disco que pretende, acaba por não encontrá-lo mais nas estantes das revendedoras. É de esperar-se, assim, que as gravadoras nacionais se interessem pelos grandes cartazes ainda desconhecidos entre nós, como esse admirável intérprete que é Jean Cavall. Ganhariam elas e os ouvintes.


Na foto: A MGM acaba de editar um álbum de músicas do novo filme de Carmen Miranda, Nancy Goes to Rio. O novo Bando da Lua acompanha a excêntrica intérprete nacional, já bastante americanizada. O álbum é recomendável para os fãs de Carmen Miranda ou para os que apreciam o seu estilo. Os novos componentes do novo Bando da Lua acompanham-na direitinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário