quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Diário da Noite, 31 de Maio de 1950

DOIS CLÁSSICOS POPULARES

Faz parte do suplemento da Columbia para julho próximo, cujas provas já tivemos ocasião de ouvir, um disco em que Dinah Shore reaparece com sua vozinha curiosa, cantando Tristezas de São Luiz (St. Louis Blues), de W. C. Handy, e Não Podem Tirar-mo (They Can’t Take That Away From Me), de George & Ira Gershwin.

Trata-se de dois foxes-canção muito interessantes. Especialmente o St. Louis Blues, que é um autêntico clássico-popular, em todo mundo, tendo sido gravado senão por todos os cantores e cantoras populares dos Estados Unidos, ao menos quase todos.

Conjuntos orquestrais de todos os países executam – e muitos gravaram, inclusive um conjunto orquestral russo – o St. Louis Blues das mais variadas formas, ritmos e maneiras. Poucos são, entretanto, os conjuntos que lhe dão o ritmo original, de “jazz” autêntico. E reduzido os que......
..... Dinah Shore, entretanto, evidentemente, sem pretender nos dar um Tristezas de São Luiz como “jazz” proporciona uma vocalização muito interessante à melodia. Dinah está natural, cantando baixinho, como é do seu estilo, ótimamente secundada pela orquestra, cujo nome a etiqueta não menciona mas que pode ser considerada como um bom conjunto, com perfeita noção e percepção do ritmo do “jazz”.

Dinah Shore
À face B Dina Shore vocaliza uma melodia dos irmãos Gershwin. Em Não Podem Tirar-mo nota-se com nitidez o estilo inconfundível de George Gershwin. As notas da melodia sempre têm uma mensagem romântica qualquer. Isto é característico nas partituras do saudoso compositor estadunidense. A performance de Dinah Shore, aqui, apesar da diversidade do estilo de St. Louis Blues para Não podem Tirar-mo que é de ritmo lento, suave e agradável é digna de aplausos. Canta em seu estilo habitual, baixinho, com aquele tiquezinho todo seu, personalíssimo e interessante. Ainda aqui há que se observar o magnífico acompanhamento da orquestra, que o faz com muita propriedade, fazendo sobressair a voz de Dinah que se casa de maneira muito curiosa com o contra-solo dos violinos.

Os fãs de Dinah Shore, que são tantos, terão nesse disco Columbia duas interessantes gravações da festejada vocalista.

Dinah Shore

Na foto: Os fãs de Dinah Shore se espalham por todo o mundo. Durante a segunda grande guerra teve ela em casa combatente americano um noivo. Suas audições eram aguardadas com ansiedade pelos soldados norte-americanos, estivessem eles nos charcos do Pacífico, nos areais da África ou nas cidades semi-destruídas da Europa. É sobre um disco de Dinah Shore a nossa nota de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário