terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Diário da Noite, 28 de agosto de 1950

HOMENAGEM A SÃO PAULO

No suplemento de setembro da Victor, está programado o segundo disco do novo Trio de Ouro, composto, como se sabe, por Herivelto Martins, orientador do trio; Noemi Cavalcanti, substituta de Dalva de Oliveira, no conjunto; e Nilo Chagas, o colored. Nesta segunda cera do aplaudido conjunto vamos encontrar dois sambas: Paisagem Paulista, que leva as assinaturas de Marino Pinto e Mário Rossi, e O Mar, uma das mais interessantes páginas de Dorival Caymmi.

A composição de Marino Pinto e Mário Rossi é uma autêntica homenagem prestada a São Paulo e ao seu povo, falando das nossas fábricas, do nosso trabalho, do Pacaembu, da Praça da Sé. Trata-se de um samba de cadência vibrante e, portanto, de difícil vocalização para um conjunto. Entretanto, percebe-se, o trio ensaiou de tal maneira o samba que não se nota qualquer obstáculo na interpretação. Pelo contrário, o trio canta Paisagem Paulista com uma segurança de espantar. Noemi Cavalcanti melhorou consideravelmente. Bem diferente da primeira gravação. É provável que o tom, muito alto, em que cantou, haja possibilitado certo esforço de sua parte, observando-se mesmo, em certos momentos, que dá o que pode, o mesmo acontecendo com as vozes masculinas. Isso, entretanto, não prejudica a gravação que pode ser considerada de bom padrão.

Herivelto Martins
Já na vocalização da página de Dorival Caymmi, o conjunto se apresenta mais à vontade. O tom é mais baixo e a melodia mais lenta. O Mar deu ensejo a que Noemi Cavalcanti aparecesse mais. Ela pode, até, considerar-se “dona” da gravação, demonstrando os seus reais predicados vocais, inferiores, é bem verdade, aos de Dalva de Oliveira, mas que merecem uma análise cuidadosa do ouvinte, pois a sua voz é de tonalidade agradável e de relativa potência. Herivelto Martins e Nilo Chagas não apresentam novidades. São os mesmos de sempre. Herivelto, principalmente, que insiste em afetar a sua pronúncia à maneira carioca.

O acompanhamento, em ambas as faces do disco em apreço, foi feito por orquestra. O selo Victor não menciona o nome do conjunto. Mas trata-se de uma boa equipe.

Pelo exposto, esse segundo disco do novo Trio de Ouro merece ser conhecido. Revela o esforço de Herivelto Martins em reconquistar o antigo prestígio do trio, perdido com a retirada de Dalva de Oliveira.



Na foto: Esta é a primeira fotografia do novo Trio de Ouro, constituído por Herivelto Martins, “o chefe”; Noemi Cavalcanti, a substituta de Dalva de Oliveira; e Nilo Chagas, o colored do conjunto. Noemi Cavalcanti é, como se sabe, o novo elemento do conjunto. Sua voz, embora de tonalidade diversa da de Dalva de Oliveira, em certos momentos, lembra a antiga vocalista do trio. Em O Mar, canção do inspirado Dorival Caymmi, e que faz parte do disco objeto das nossas notas de hoje, Noemi tem a oportunidade de demonstrar que sabe cantar com segurança e muita propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário