sexta-feira, 30 de maio de 2014

Diário da Noite, 22 de setembro de 1950

HISTORIETA INFANTIL

Coube à Continental iniciar uma série de gravações de histórias infantis, especialmente teatralizadas, de autoria dos mais renomados autores especialistas no gênero. Levou ao disco, assim, Branca de Neve e os Sete Anões, A História da Formiguinha e outros, estando em preparo A Gata Borralheira. A iniciativa constitui um sucesso. Tanto é assim que a própria empresa não tem em estoque, por esgotadas, qualquer das referidas gravações. É possível que algumas delas possam ser encontradas nas boas casas revendedoras. Valeu a pena, portanto, a experiência.

Agora, a Victor está se preparando para lançar, por sua vez, dentro de poucas semanas, uma historieta infantil em disco. Escolheu uma novela clássica da literatura infantil para gravar: A Galinha dos Ovos de Ouro.

Por gentileza da direção artística da etiqueta do cachorrinho foi-nos dado ouvir a prova da gravação e pudemos constatar da perfeição não apenas da parte interpretativa, que esteve a cargo do prestigioso elenco radiatral da Rádio Nacional, mas sobretudo da parte técnica, sonoplática etc. Em gravação quase toda falada é fácil notar-se o chiado provocado pelo pick-up sobre a massa, sobretudo se de má qualidade. Entretanto, não é o que acontece neste disco. Para a sua elaboração, certamente, foi preparada massa especial, de melhor qualidade, tendo sido eliminado, assim, quase que por completo, o chiado que, para uma gravação rádio-teatralizada, seria uma coisa horrorosa.

Isis de Oliveira
A Galinha dos Ovos de Ouro ocupou dois discos, ou quatro faces, de doze polegadas. Seguramente meia-hora de gostoso entretenimento, não só para os petizes mas também para os marmanjos, é o que nos oferece a gravação em referência.

O elenco da Rádio Nacional se portou de forma seguríssima e perfeita na parte interpretativa. O “Gigante”, interpretado por Orlando de Melo, está simplesmente notável em sua caracterização vocal, o mesmo acontecendo com “Luizinho”, o garotinho que roubou a “Flauta Mágica”, interpretado por Rodney Gomes. Seria cometer injustiça destacar nomes. Todo o elenco, composto, além dos elementos já citados, mais Isis de Oliveira e Samir de Montemor, na narração; Simon Morais, como a “Fada”; Suzy Kirby, como “Mulher do Gigante”; Sonia Alcoverde, na voz esganiçada da “Flauta” e, finalmente, Graziela Ramalho, fazendo a “Mãe de Luizinho”, se comportaram de forma superior, oferecendo-nos uma versão radiofônica de A Galinha dos Ovos de Ouro, muito interessante. Naturalmente, a perfeição dos intérpretes se deve à direção segura e competente de Floriano Faissal.

Os efeitos musicais estiveram a cargo de Alberto Lazzoli e foram executados por Zaccarias e sua orquestra. Aquele bonito solo de flauta deve ter sido executado mesmo pela “Flauta Mágica” da historieta.

Floriano Faissal
Não temos dúvida em augurar para a referida gravação um sucesso absoluto. Quem sabe até, já que esta historieta ocupou dois discos de doze polegadas, dará margem a que o rádio-teatro – não apenas de historietas infantis, nas o “sério” – se encaminha para o disco, tal qual está acontecendo na Inglaterra, na França e nos Estados Unidos, como já tivemos ocasião de acentuar.

Na foto: Um dos bons lançamentos da Columbia para o próximo mês será o disco de Frank Sinatra, no qual ele gravou, com Axel Stordahl e sua orquestra, de Tchaikowski, em arranjo especial, Apenas um Coração Solitário; e de Jerome Kern e Hammerstein II, Por Que Nasci?. O lançamento em questão vai ser feito pela Columbia nacional. Conhecemos a face de Apenas um Coração Solitário pela gravação importada e podemos assegurar tratar-se de uma das melhores interpretações do antigo ídolo das garotas norte-americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário