sábado, 31 de maio de 2014

Diário da Noite, 28 de setembro de 1950

LANÇAMENTOS PROGRAMADOS

A Capitol lançará, brevemente, os seus discos selo preto, em gravações nacionais. Segundo a lista que recebemos estão programadas gravações de Dick Farney, Heleninha Costa, Lyrio Panicalli, que pertenceu ao cast da Continental; Carolina Cardoso de Menezes e Os Cariocas, que eram artistas da Odeon; e Oscarito, que era elemento da Star, que obteve ruidoso sucesso com a sua gravação de A Marcha do Gago, no último Carnaval.

Com Dick Farney a aludida gravadora nos oferece os sambas-canção Não Tem Solução e Lembrança do Passado, em selo preto; e em selo azul, Fale Baixo (Speak Low) cantado em inglês, e Você Volta Como Uma Canção, um bolero e uma canção, respectivamente. Secunda o aplaudido vocalista, em todas as gravações, a apreciada orquestra de Lyrio Panicalli.

Na voz interessante de Heleninha Costa está programado um disco no qual ela gravou: Única Saída, samba-canção, e Junto de Ti, bolero também secundado pelo conjunto regido por Lyrio Panicalli.

Heleninha Costa

Lyrio Panicalli
Para os que apreciam solos de acordeon há um disco programado na lista em referência que deve ser interessante, porquanto foi gravado por George Brass, solista de acordeon e compositor. Os números apresentados são: Marcha do Acordeonista, no qual o solista é secundado por uma orquestra de acordeões, e Cachucha, uma rancheira, em cuja gravação toma parte um conjunto de ritmo, tendo como solista de violino Fafá Lemos.

Outro disco que promete é o da orquestra de Lyrio Panicalli, executando Canção de Aniversário e Maringá, tomando parte nas gravações um grande coro vocal, tendo por solista José Carlos Rodrigues.

Com o Trio Madrigal e o Quinteto de George Brass, acompanhando-o, Oscarito vai apresentar duas faces caricatas: Vingança do Rafaé, marcha, e Chorinho-Chorão.

Dick Farney
A notável Carolina Cardoso de Menezes, que apesar de estar presa sob contrato com a Odeon, há tempo não gravava, parecendo ter sido “congelada”, está presente à lista com dois movimentados choros: Pombo-Correio e Regressando. Ao que se diz, Carolina está um espetáculo nestas suas “faces”.

No disco de Os Cariocas em que toma parte a orquestra de Lyrio Panicalli novamente, vamos encontrar a valsa Descendo o Rio e o samba Marca na Parede.

Com alusão às gravações em selo azul, ou seja, gravações feitas sob a matriz estrangeira, faremos referência em próximas notas.

Cumpre ressaltar que deixamos de citar os nomes dos atores dos números constantes das gravações em apreço, simplesmente porque a lista da Capitol os omite. É de esperar-se, porém, que nos seus futuros suplementos a falha seja corrigida.

Os Cariocas - Jornal de Notícias, Janeiro de 1950

Na foto: Witold Malcuzynski é considerado pela crítica internacional, com justiça, como o último aluno e dileto discípulo do grande Paderewski. Pela passagem do centenário da morte de Chopin, ocorrido o ano passado, o festejado pianista polonês percorreu quase todos os países do mundo. No dia do centenário de Chopin tocou em Paris, conquistando a culta e exigente platéia francesa. Ao que se informa, dentro de alguns meses Malcuzynski visitará o Brasil, realizando alguns recitais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Grava para a Columbia, sendo muito recomendáveis os seus álbuns contendo páginas imorredouras de seu patrício Frederico Chopin, do qual é um dos mais perfeitos intérpretes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário